Comemorando 10 anos de fundação, o CHV (Centro de Hematologia do Vale) contou com investimentos de aproximadamente meio milhão de reais nos últimos dois anos. Os recursos foram utilizados na implantação de um laboratório de criobiologia para coleta (aferese), manipulação e criopreservação de células tronco hematopoéticas e no desenvolvimento de um moderno sistema de gerenciamento de riscos, ambos com o objetivo de proporcionar atendimento seguro, ágil e sustentável para todos os seus pacientes.

Fundado pelos médicos Evandro Secchi Rosa e Fernando Callera, especialistas nas áreas de hematologia, onco-hematologia e transplantes de medula óssea, o CHV atua em hospitais e institutos oncológicos da RMVale, entre eles o GACC (Grupo de Assistência à Criança com Câncer), os hospitais PioXII e Vivallle, o IOV (Instituto de Oncologia do Vale) e a Santa Casa, em São José, também o Hospital Regional e o IOV filial, em Taubaté.

1 credito foto luis lima jr chv dr callera secchi clinica a

Foto: Luís Lima

“Nossa equipe médica possui sólida capacitação para definir diagnósticos e realizar os tratamentos das mais diversas doenças advindas do sangue”, afirmou o hematologista Fernando Callera. Tais doenças citadas são habitualmente divididas entre hematológicas (não consideradas câncer) e onco-hematológicas (tipos de câncer dos órgãos hematopoéticos).

“Em geral, as doenças hematológicas decorrem de alterações qualitativas ou quantitativas de um ou mais elementos do sangue, de mutações da hemoglobina ou de distúrbios do sistema de coagulação”, explicou.

Ainda segundo o especialista, as doenças onco-hematológicas representam os tumores do sangue - tipos de câncer como mieloma múltiplo, linfomas, leucemias agudas ou crônicas - e exigem tratamentos específicos baseados em quimioterapia, imunoterapia e/ou radioterapia, bem como nos transplantes autólogo ou alogênico de células tronco hematopoéticas. “Ao longo dos anos contabilizamos mais de 350 transplantes autólogos de células tronco realizados em pacientes de toda a região”.

Em 2017, o CHV obteve duas importantes conquistas: o certificado de acreditação plena em todos os serviços oferecidos (atendimento quimioterápico ambulatorial e hospitalar, laboratório de criobiologia e transplantes de medula óssea) pelo IQG (Instituto Qualisa de Gestão), de acordo com as diretrizes da ONA (Organização Nacional de Acreditação), e o credenciamento pelo Ministério da Saúde para a realização pioneira dos transplantes alogênicos de medula óssea.

“Neste ano pretendemos, ainda no primeiro semestre, realizar o primeiro transplante alogênico de medula óssea no Vale do Paraíba e participar do programa de acreditação em qualidade Qmentum, modelo de avaliação externa de serviços de saúde, certificado pelo Accreditation Canada International, que assegura às organizações atenderem aos requisitos de governança e boas práticas assistenciais”, afirmou o Callera.

 

Fonte: Jornal O VALE