Os imunologistas James P Allison, dos Estados Unidos, e Tasuku Honjo, do Japão, ganharam o Prêmio Nobel de Medicina 2018 pelos trabalhos que desenvolveram para o tratamento de câncer. Eles decobriram que o sistema imunológico do corpo pode ser aproveitado para atacar as células cancerígenas.

Os dois vão dividir o valor de 9 milhões de coroas suecas, o que corresponde a cerca de R$ 4 milhões. O anúncio foi realizado na manhã desta segunda (1º) pela assembleia do Nobel no Instituto Karolinska, na Suécia.

De acordo com o estudo, o sistema imunológico do ser humano procura e destrói células mutadas, mas as células cancerígenas encontram maneiras de se esconder dos ataques, permitindo que elas prosperem e cresçam.

James P Allison, professor e presidente de imunologia no Centro de Câncer MD Anderson da Universidade do Texas, estudou a proteína CTLA-4. Ela é conhecida por "frear" o sistema imunológico. Dessa maneira, ele percebeu que havia como liberá-la para atacar tumores.

“Estou honrado por receber este prestigioso reconhecimento. Uma motivação para os cientistas é empurrar as fronteiras do conhecimento", ele disse. "Eu não comecei a estudar o câncer, mas a entender a biologia das células T, células incríveis que viajam pelo nosso corpo e trabalham para nos proteger."

Tasuku Honjo, professor de imunologia da Universidade de Kyoto, descobriu a proteína PD-1, que também funciona como um freio para os tumores.

Os estudos dos imunologistas levaram na criação de medicamentos que "desligam" a fuga pela células do câncer, permitindo que o sistema imunológico consiga combatê-las. Os tratamentos possuem efeitos colaterais, mas apresentaram resultados eficazes até em casos de câncer em estágio avançado.

Fonte: Revista Galileu

 

Você precisa de ajuda? Agende sua consulta

Nós podemos esclarecer eventuais dúvidas que surjam em decorrência do seu diagnóstico e tratamento.

(12) 3207-9846 /  (12) 98193-0810 (WhatsApp)

Nosso horário de atendimento é de Segunda a Sexta, 8h30 às 11h30 | 13h às 18h

Leia Também

  • Os linfomas se disseminam através do sistema linfático e pela via sanguínea. Por essa razão, é comum acometerem vários linfonodos Saiba mais...
  • Pesquisas recentes mostram que a associação da alimentação com o tratamento contra o câncer pode contribuir com a melhora da Saiba mais...
  • DIREITOS SOCIAIS Realizar saque do FGTS e PIS/PASEP O próprio paciente ou aquele trabalhador que possuir dependente devidamente registrado no Saiba mais...
  • 1
  • 2
  • 3