Em qualquer dia, hospitais nos Estados Unidos queimam cerca de 16.500 litros (35.000 litros) de sangue doado para cirurgias de emergência, operações programadas e transfusões de rotina. Mas os receptores não podem receber sangue: para que uma transfusão seja bem-sucedida, os tipos de sangue do paciente e do doador devem ser compatíveis. Agora, pesquisadores que analisam bactérias no intestino humano descobriram que os micróbios produzem duas enzimas que podem converter o tipo A comum em um tipo mais universalmente aceito. Se o processo der certo, os especialistas em sangue sugerem que ele poderia revolucionar a doação e transfusão de sangue.

"Esta é a primeira vez, e se esses dados podem ser replicados, é certamente um grande avanço", diz Harvey Klein, especialista em transfusão de sangue do Centro Clínico do Instituto Nacional de Saúde em Bethesda, Maryland, que não participou do trabalho. .

As pessoas geralmente têm um dos quatro tipos sanguíneos - A, B, AB ou O - definidos por moléculas de açúcar incomuns nas superfícies de seus glóbulos vermelhos. Se uma pessoa com tipo A recebe sangue tipo B, ou vice-versa, essas moléculas, chamadas antígenos sanguíneos, podem fazer com que o sistema imunológico monte um ataque mortal às células vermelhas do sangue. Mas as células do tipo O não possuem esses antígenos, tornando possível transfundir esse tipo de sangue para qualquer pessoa. Isso torna esse sangue "universal" especialmente importante em salas de emergência, onde enfermeiros e médicos podem não ter tempo para determinar o tipo sanguíneo de uma vítima de acidente.

"Nos Estados Unidos e no resto do mundo, há uma escassez constante", diz Mohandas Narla, fisiologista de glóbulos vermelhos do Centro de Sangue de Nova York, na cidade de Nova York.

Para aumentar o suprimento de sangue universal, os cientistas tentaram transformar o segundo sangue mais comum, o tipo A, removendo seus antígenos “definidores de A” . Mas eles obtiveram sucesso limitado, pois as enzimas conhecidas que podem remover os glóbulos vermelhos dos açúcares prejudiciais não são eficientes o suficiente para fazer o trabalho economicamente.

Após 4 anos tentando melhorar essas enzimas, uma equipe liderada por Stephen Withers, biólogo químico da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC) em Vancouver, Canadá, decidiu procurar uma melhor entre as bactérias intestinais humanas. Alguns desses micróbios se prendem à parede intestinal, onde "comem" os combos de proteína de açúcar chamados mucinas que a revestem. Os açúcares das mucinas são semelhantes aos que definem o tipo nos glóbulos vermelhos.

Assim, o pós-doutorado da UBC Peter Rahfeld coletou uma amostra de fezes humanas e isolou seu DNA, que em teoria incluiria genes que codificam as enzimas bacterianas que digerem as mucinas. Cortando esse DNA e carregando peças diferentes em cópias da bactéria Escherichia coli , comumente usada em laboratório  , os pesquisadores monitoraram se algum dos micróbios posteriormente produziu proteínas com a capacidade de remover açúcares que definem A.

A princípio, eles não viram nada promissor. Mas quando eles testaram duas das enzimas resultantes de uma só vez - adicionando-as a substâncias que brilhariam se os açúcares fossem removidos - os açúcares saíam imediatamente . As enzimas também trabalharam sua mágica no sangue humano. As enzimas originalmente vêm de uma bactéria intestinal chamada Flavonifractor plautii , Rahfeld, Withers, e seus colegas relatam hoje na Nature Microbiology . Quantidades pequenas adicionadas a uma unidade de sangue tipo A podem se livrar dos açúcares ofensivos, eles descobriram. "As descobertas são muito promissoras em termos de utilidade prática", diz Narla. Nos Estados Unidos, o sangue do tipo A representa pouco menos de um terço do suprimento, o que significa que a disponibilidade de sangue de doador "universal" pode quase dobrar.

Mas Narla diz que é necessário mais trabalho para garantir que todos os antígenos A ofensores sejam removidos, um problema nos esforços anteriores. E Withers diz que os pesquisadores precisam garantir que as enzimas microbianas não alterem inadvertidamente qualquer outra coisa no glóbulo vermelho que possa produzir problemas. Por enquanto, os pesquisadores estão focando apenas a conversão do tipo A, pois é mais comum que o sangue do tipo B. Ter a capacidade de transformar o tipo A em tipo O, diz Withers, "ampliaria nosso suprimento de sangue e diminuiria a escassez".

Fonte: www.sciencemag.org

Você precisa de ajuda? Agende sua consulta

Nós podemos esclarecer eventuais dúvidas que surjam em decorrência do seu diagnóstico e tratamento.

(12) 3207-9846 /  (12) 98193-0810 (WhatsApp)

Nosso horário de atendimento é de Segunda a Sexta, 8h30 às 11h30 | 13h às 18h

Leia Também

  • Os linfomas se disseminam através do sistema linfático e pela via sanguínea. Por essa razão, é comum acometerem vários linfonodos Saiba mais...
  • Pesquisas recentes mostram que a associação da alimentação com o tratamento contra o câncer pode contribuir com a melhora da Saiba mais...
  • DIREITOS SOCIAIS Realizar saque do FGTS e PIS/PASEP O próprio paciente ou aquele trabalhador que possuir dependente devidamente registrado no Saiba mais...
  • 1
  • 2
  • 3